domingo, 18 de dezembro de 2011

Saudade: Joãosinho Trinta




Joãosinho Trinta estava internado desde o último dia 3 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do UDI Hospital, em São Luís, cidade onde nasceu. E faleceu  Segundo boletim divulgado pelo hospital, devido a um choque séptico (infecção generalizada), causado por uma série de problemas, como pneumonia e infecção urinária.


O carnavalesco já havia ficado hospitalizado em São Luís em maio e junho. Ele passou a se locomover em cadeira de rodas em 2005, após o segundo acidente vascular cerebral --o primeiro foi em 1997.




Amigos e representantes de escolas de samba lamentaram a morte de Joãosinho Trinta e destacaram sua importância na história do Carnaval brasileiro.




Quem vê, sabe que os desfiles de escolas de samba do Rio já deixou, há muito tempo, de ser um espetáculo popular. É uma festa, como se diz por aí, "pra inglês ver", mas assim mesmo, fica a nossa homenagem a esse homem que através de sua arte expressou-se de forma genial.




E pra homenageá-lo, deixamos aqui um desses momentos de genialidade, o desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis em 1989, que trouxe à avenida uma crítica inteligente à miséria e à desigualdade social no Brasil. A audácia foi tanta que Joãosinho chegou a preparar um carro alegórico com uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo, o que foi imediatamente proibido pela Igreja Católica. Veja um compacto daquele desfile:









João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta. (São Luís, 23 de novembro de 1933 - São Luís, 17 de dezembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe da nossa promoção respondendo as perguntas. Deixe sua resposta no comentário e boa sorte!